quarta-feira, 20 de abril de 2011

Billy Pate - 1930 ~ 2011

Willian W. Pate Junior, mais conhecido dos pescadores como BILLY PATE faleceu na última segunda feira, aos 81 anos, sofria da doença de Alzheimer. 

 Billy Pate foi considerado um dos mais importantes pescadores com mosca do mundo, especialmente em água salgada. Ele ficou conhecido pela captura de seu record mundial de tarpon - 188 libras- com tippet de 16 libras em 1983 e pela captura do primeiro marlin azul com vara de fly em 1978.

Mas isso é apenas o começo das conquistas de Billy Pate na pesca com mosca.

Ocupou os mais significtivos registros de pesca do que qualquer outro pescador. Ele foi o primeiro homem a pegar um marlin negro na mosca (Austrália, 1972). Ele foi a primeira pessoa a pegar seis espécies de peixe de bico na mosca.

Pate começou a pescar em riachos da Carolina do Sul com 6 anos de idade. Oito anos depois, ele convenceu seus pais a comprar-lhe uma vara de fly e dessa data em diante, ele pescou quase que exclusivamente com mosca.

Entre outros feitos, Billy Pate capturou um marlin listrado (Striped Marlin) de 146 libras no Equador em 1970 (um recorde em tippet de 15 libras que duro 1995). Até essa data ninguém havia capturado um marlin azul, preto ou branco na mosca. Na viagem de volta para casa, Pate resolveu que ele seria a primeira pessoa a pegar seis espécies de peixe de bico com uma vara de fly.

Ele passou os oito anos seguintes fazendo exatamente isso. Capturou de um marlin branco, marlin negro e sailfish do Atlântico e do Pacífico.

Em 21 de agosto de 1978, em Havana, Cuba, Pate finalmente capturado um espadim azul, o peixe que tinha provado ser o mais difícil, cumprindo seu sonho há muito procurado e também de ser o primeiro pescador a capturar esta espécie na mosca.

Um viajante inveterado, Billy Pate conheceu 40 países em busca desses peixes.

Ele meticulosamente pesquisava, organizava e preparava-se para todas as viagens, "para cada competição entre homem e peixe", como gostava de dizer. Para ele, não se tratava apenas de "encher buracos no livro dos recordes". A pesca era a "busca de espécies desafiadoras e emocionantes".

Além desses feitos, ele bateu outros recordes: de mako (tubarão), jack crevalle, bonefish, bass de canal, garoupa e redfish.

Para Billy Pate, a pesca do tarpon foi o grande desafio. Desde  seu record de 188 libras, em 13 maio, 1982 em Homosassa, Florida (recorde que durou 21 anos).

Billy Pate percorreu diversos locais do mundo atrás do Tarpon.

Da Carolina para o Brasil, da costa do Pacífico do Panamá para Sherbro, ilha ao largo da Serra Leoa na África, Billy Pate foi atrás do Tarpon. Estimando-se que ele tenha fisgado masi de 5.000 em sua vida.

Interessado em uma carretilha de mosca que seria a "melhor do mundo", ele juntou suas idéias com as o desenho das carretilhas e características das marcas Seamaster e-Fin Nor, o que resultou no desenho da carretilha que leva o seu nome e foi desenhada por Ted Juracsik desde 1970 e produzida pela Tibor.

Pate foi destaque do programa American Sportsman e produziu muitos vídeos de pesca além de escrever artigos para revistas especializadas. 

Billy Pate ganhou vários torneios de pesca, incluindo quatro vitórias na Golden Cup Tarpon Fly Championship e  na Billfish Internacional Fly Championship.

Não só dedicava à busca do peixe que ele gostava pescar, mas também era um ambientalista comprometido.

Ele foi fundamental na iniciativa do sistema de tag  do Tarpon na Flórida além de fundador e  membro da diretoria do Everglades Protection Association (agora parte da Florida Coastal Conservation Association), Trout Unlimited, Bonefish & Tarpon UnlimitedHawley Don Foundation e da Pate Foundation.

Embora ele tenha estabelecido marcos notáveis ​​na pesca, Billy Pate insistia em dizer que "seus maiores prazeres vieram dos amigos maravilhosos que ele fez e das lindas águas que ele pescou". 

Fica aqui nossa singela homenagem a esse grande nome da pesca com mosca mundial.


*1930 ~~ 2011+

Nenhum comentário:

Postar um comentário