quarta-feira, 10 de março de 2010

CUBA - Saltwater Fly Fishing - Turismo FLY CAST


Queridos amigos,

Ao começar a escrever este texto, fiquei me perguntando como seria a melhor maneira de apresentar uma novidade em nossas atividades de turismo que realmente pudesse despertar o interesse dos pescadores sobre este lugar absoutamente fantástico.

Esse espaço (blog) permite que a resenha tenha qualquer tamanho, pois não há um limite de páginas, toques, colunas ou qualquer outro impeditivo como ocorrem nas revistas. Então optei por passar o máximo de informação possível, sem me preocupar com o tamanho do texto. 

Há poucos meses fechamos uma parceria com AVALON FISHING CENTER  para oferecer pacotes de pesca com mosca para Cuba visando o público brasileiro.

O texto a seguir não trata de uma aventura de pesca. É meramente informativo e visa divulgar o potencial da pesca na ilha e mostrar que é bastante acessível para nós.

Aproveito para deixar claro que a medida que surgirem outras informações que completementem às aqui publicadas, este texto será editado.  

O texto está longo, repito, fugindo ao padrão dos blogs, mas espero que esteja útil. Agreguei muitas fotos, a grande maioria cedida por Avalon e outras, de domínio público, da internet. Mas ao final, como de costume, todos os créditos estarão disponíveis.  

Achei por bem abordar, primeiramente, aspectos gerais de Cuba, como geografia, história, política etc., dando uma breve panorâmica sobre o local. Muitas informações sairam da wikipédia, e de sites oficias cubanos. 

Lembro que se quiser ver as fotos ampliadas, basta clicar sobre elas!
Espero que gostem.

CUBA     

Geografia e localização


 A República de Cuba é um arquipélago situado a noroeste do caribe, na entrada do Golfo do México.

O país é composto pela ilha principal, Cuba, que é a maior ilha de todo o Caribe, Ilha da Juventude além de 4.195 ilhotas e restingas.

A ilha de Cuba está formada por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sudeste da ilha. 25% do país é montanhoso, sendo o ponto mais alto o Pico Real del Turquino, com 2.005 m.

O clima é tropical, embora temperado pelos ventos Alísios. Existe uma estação relativamente seca de novembro a abril e uma estação mais chuvosa de maio a outubro.
 

Faz parte do chamado grupo das Antilhas Maiores, sendo banhada a norte pelo estreito da Flórida e Atlântico norte; a noroeste pelo Golfo do México; a oeste pelo canal da Península de Yucatan; ao sul pelo Mar das Caraíbas (Caribe) e a leste pela Passagem de Barlavento.


A Reública de Cuba tem a extensão total de 110.860 kilometros quadrados e uma extensão territorial de 1.200 kilometros , sendo que Cuba possui quase 105.000 kilometros quadrados e a Ilha da Juventude com uma superfície de 2.200 kilometros.



A população estimada em Cuba (2006) era de mais de 11 milhões de pessoas, sendo que pouco mais de 2.2 milhões vivem em HAVANA, a maior cidade e também a Capital do país. Santiago de Cuba e Camagüey são outras cidades importantes.


História

Foi descoberta por Cristovão Colombo em 27 de outubro de 1492, que definiu o lugar como sendo "a terra mais linda que os olhos humanos já viram".  



Embora a História nos diga que Colombo era genovês, existe uma teoria que o navegador teria nascino, na verdade, em Cuba, no Alentejo. O nome da ilha teria sido dado em homenagem à sua terra natal.

Teorias à parte, o fato é que após a descoberta a ilha foi rapidamente colonizada pelos espanhóis.

No século 19, Cuba já estava tão distante da Espanha que em 1868 começa uma guerra pela independência. Esta primeira revolta resultou em derrota aos cubanos. Em 24 de fevereiro de 1895, inicia-se uma segunda tentativa pela independência de Cuba.


Desta vez, sob o comando de José Martí, fundador do partido revolucinário cubano, a vitória foi alcançada. Cuba conseguiu declarar sua independência em 1902, com o apoio dos EUA. Entretanto, o país passou por um longo período sob o domínio econômico e político americano.

A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista.

Em 1957, Fidel Castro, opositor do presidente, junto com um grupo de cerca de 80 combatentes, instalou-se nas florestas de Sierra Maestra. Os combates com as forças do governo foram intensos e vários guerrilheiros morreram ou foram presos. Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram e contando com um pequeno grupo, continuaram a luta. Começaram a usar transmissões de rádio para divulgar as idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana, até que em 1959, a revolução finalmente triunfou e o país adotou o sistema socialista de governo.



A Repúblca de Cuba é um dos pilares do socialismo, as pessoas exercem seu poder através das assembléias municipais, provinciais e nacional. Raul Castro é o Presidente do Conselho de Ministros e Secretário Geral do Partido Comunista Cubano desde 2008.

A lingua oficial é o espanhol, muito embora boa parte da população estude e fale alemão, inglês, francês e russo.



O povo cubano é hospitaleiro, festivo e semelhante ao povo brasileiro em muito de seus costumes.
   
Curiosidades

ERNEST HEMINGWAY, o velho, os drinks e o mar.

Visitar Cuba, especialmente Havana, e não passar pelos mesmos locais que o escritor viveu é como ir ao Vaticano e não ver o Papa.



Assim como Che Guevara, o escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961) está onipresente por toda a ilha e batiza roteiros turísticos, estimulando idas a bares em Havana. 



Os lugares preferidos de Hemingway em Havana eram os bares e restaurantes La Bodeguita del Medio e El Floridita.


Os dizeres "My mojito in La Bodeguita. My daiquiri in El Floridita" estão num quadro, assinado pelo escritor, no Bodeguita, que é simples e sempre cheio.


Já no luxuoso El Floridita, uma estátua de Hemingway apóia o cotovelo de bronze no canto do balcão, lugar exato onde ele costumava ficar enquanto tomava seu daiquiri.




Ele tinha mesmo o hábito de ir de um botequim ao outro (ficam próximos, ambos em Habana Vieja) e alternar os drinques.




O amor de Hemingway por Cuba não foi imediato. Ele chegou pela primeira vez à ilha em 1928, acompanhado da mulher, Pauline Pfeiffer. Passou rapidamente por Havana rumo a Cayo Hueso, onde queria se instalar para escrever a parte final de "Adeus às Armas".

Não era ainda famoso, nem tinha intenção de se estabelecer na ilha. Queria sossego para trabalhar, bom clima e pesca farta. Encontrou tudo isso em Cuba, o que o levou mais tarde a procurar sua residência definitiva, a Finca Vigía, nos arredores de Havana.


Mas a chácara, com sua casa imponente, só foi comprada alguns anos depois. Quando Hemingway percebeu, depois da primeira estada, a grande afinidade que havia entre ele e a ilha, passou a visitá-la anualmente. Vinha para a pesca do agulhão na corrente do Golfo e pernoitava a bordo.


Quando dormia em terra, ocupava um quarto no Hotel Ambos Mundos, no centro de Havana. Lá trabalhava e comia - prosaicos filés com fritas, segundo testemunhas.

Transformado também em museu, esse quarto abriga roupas, fotos (algumas do escritor com Fidel), espelho, cama, máquina de escrever e algumas anotações dele, além de uma réplica de seu barco. Da janela desse quarto, Hemingway podia observar o mar, os navios, os prédios antigos e a movimentação das ruas.



Ainda hoje o quarto 511, do quinto andar, é conservado como no tempo de Hemingway: ascético, com uma cama de casal, duas mesinhas de cabeceira, uma pequena mesa de escrever e uma cadeira de aparência pouco confortável.

Em cima da mesa, um exemplar do "Quixote", em espanhol, entre outros poucos livros e a Remington antediluviana.


Conta-se que foi sua nova mulher, Martha Gellhorn (Pauline Pfeiffer já o havia deixado) quem encontrou a Finca Vigía e o convenceu a mudar-se para lá.


A chácara ficava a 20 minutos de tudo o que ele gostava em Havana - sobretudo a movimentação e os drinques do Floridita e da Bodeguita - e proporcionava-lhe a necessária tranqüilidade para escrever.


É lá que está o barco PILAR que o autor de "O Velho e o Mar" usava para pescar. O livro relata a luta de um velho pescador cubano com sua caça e lhe valeu o Prêmio Pulitzer.


A chácara foi transformada em museu, não sendo permitida a entrada dos visitantes, estes apenas podem observar a decoração e objetos do escritor através das janelas.

A paixão de Hemingway pela pesca foi outro motivo que o levou a se estabelecer na ilha.


TURISMO em CUBA


O turismo obteve um crescimento enorme desde 1989, quando apenas 270.000 pessoas viajaram a ilha.

 Segundo dados da Word Tourism Organization o turismo de massa foi uma das formas de para contornar a crise econômica na ilha e hoje é a principal fonte de divisas do país. Em 2006 o número de turistas saltou para 2,2 milhões. A atividade emprega cerca de 280.000 cubanos, sendo que mais da metade em empregos diretos e a receita gira em torno de U$ 2.4 bilhões.

Como se vê, Cuba é um dos destinos mais procurados na atualidade em todo o Caribe.

E foi pensando nessas possiblidades, de oferecer aos nossos amigos pescadores a oportunidade de estar visitando um lugar especial, seja pela cultura ou pela pescaria farta, é que resolvemos criar dois pacotes de pesca com mosca em Cuba.


O destino escolhido para nossa base são os

JARDINES DE LA REINA.


Os JARDINES DE LA REINA formam um arquipelago de ilhas e restingas na parte meridional da ilha de Cuba, entre as províncias de CAMAGÜAY e CIEGO DE ÁVILA. O nome foi dado por Cristovão Colombo,em homenagem à rainha da Espanha.    

Foi tranformado em Parque Nacional e possui uma área de 2.170 km². É uma das maiores áreas protegdas de Cuba e o segundo maior arquipélago do país.



Está localizado no mar do caribe, paralelo à costa de cuba, extendendo-se por 150 kilometros. É o destino mais popular em Cuba para aqueles que pretendem pescar e mergulhar. É formado por mais de 600 ilhas, ilhotas e restingas. Era considerado o "favorite fishing spot" de Fidel Castro.

Para os amantes da pesca e do mergulho é considerado o paraiso na terra.


E como este blog é destinado ao Fly Fishing, vamos ao que interessa.


A pesca com mosca em Cuba é completamente diferente de qualquer outro destino no Caribe, pois somente nos últimos anos que a pesca nos flats cubanos foi se desenvolvendo em águas não viram a pesca esportiva por mais de cinquenta anos.


Cuba deu a estas áreas intocadas proteção de Parque Nacional Marinho, onde a pesca comercial não é permitida, exceto para lagosta.

A pesca nos Flats de peixes como Tarpons, Permits, Bonefishes, Snooks, Mutton Snappers, Barracudas e uma variedade de Jacks são encontrados em um número incrível e uma vez que a pressão de pesca é tão pequena, raramente se encontra outro pescador nestes domínios, sendo fácil de se pescar bons exemplares de cada espécie.

Conversando com Andres, representante da Avalon Finhing Center e parceiro da FLY CAST nesses pacotes, ele me comentou: 


"Fatores que justificam nossa ida para lá:
  • Pense em um lugar onde você pode pescar mais de 100 quilômetros de flats sem ver outro pescador.
  • Um lugar onde é possível capturar 7 espécies de peixes, ou mais, em um só dia!
  • Um lugar onde o grande bonefish corre em direção da sua mosca quando ela toca na água, ao invés de sair para fora do flat.
  • Um lugar onde você tem uma possibilidade legítima de um Super Grand Slam todos os dias do ano.
  • Um lugar onde os permits grandes são tão abundantes assim como eram nos Keys da Flórida há mais 30 anos atrás.
  • Um lugar onde você pode percorrer quilômetros de areia branca dos flats em seus pés descalços para a pesca do grande bonefish.
  • Um lugar onde você vai encontrar  tarpons enormes, jacks, cudas e tubarões sobre os flats que tentarão levá-lo a exaustão durante a briga.
Este é o cenário que iremos encontrar!"


Nesse pacote, nossa rotina de pesca é bastante interessante. As horas de pesca são totalmente livres, ficando ao critério dos clientes, ao contrário de muitos outros alojamentos. Ou seja, o pescador poderá sair a hora que quiser e voltar a hora que quiser.


Geralmente, nosso dia de pesca começa com café da manhã, às 7:00h., sendo que os guias estão prontos para sair para a pesca a partir das 7:45.

Em outros dias, o pescador poderá explorar flats mais distantes. Deverá, então, solicitar na véspera que se prepare o almoço para ser levado nas caixas térmicas. O pescador perceberá que não há limitação de distância e nem de combustível para que ele possa explorar os flats mais distantes de todo o sistema das ilhas.


O pescador, com isso, poderá observar que apesar da pressão de pesca comercial pesada antes da proibição, os arquipélagos de Cuba mais distantes ainda permaneceram intactos. Isto, porque eles estão, muitas vezes, situados a 50-100 milhas da costa cubana e não são facilmente visitados.

OS GUIAS CUBANOS



É importante ressaltar que graças a tutela de vários guias estrangeiros famosos e grandes pescadores, os cubanos se tornaram excelentes guias e bons pescadores com mosca.

Eles irão localizar os peixes, como qualquer outro dos melhores guias do Caribe e posicionar seus barcos com plataforma para que você tenha um arremesso certeiro.

Estes guias são pescadores entusiasmados e gostam de longos dias de trabalho, permitindo-lhe a pescar da maneira que você quiser.


Este é um contraste marcante para muitos outros destinos ou alojamentos, onde estão muitas vezes limitadas a seis ou oito horas na água, incluindo o seu tempo de deslocamento.

Não há qualquer limitação sobre o combustível utilizado ou as distâncias a percorrer no dia. Os guias estão preparados para saber a quantidade necessária de combustível a ser transportada.

Ou seja, se o pescador quiser sair cedo e voltar no escuro poderá fazê-lo! Mas a pesca é normalmente tão boa e tão intensa que você estará pronto para o Happy Hour e provar os melhores coquetéis cubanos.

Outro fator importante, é que embora o espanhol seja a língua dos guias nativos, todos eles têm tido aulas de Inglês e se comunicam bem com os seus clientes pescadores.

SKIFFS


Os skiffs utilizados são os Dolphin Super skiffs.  O Dolphin Super Skiff foi eleito o favorito dos guias de  bonefish da Flórida durante trinta anos! Foi o primeiro projetado especificamente para navegar pelos  flats  e, também,  tem a capacidade de fazer longas corridas em baías abertas ou ainda oferecer um bom passeio para os clientes. O casco foi concebido com  um "V" suficientemente profundo para cortar as ondas, mesmo com um projeto de apenas 8 centímetros, o que permite aos guias navegar sobre os flats mais rasos para bonefish.



É muito silencioso e é considerado o mais seguro, de fácil deslocamento e de melhor movimentação. Para a pescaria em Cuba, foram montados visando o conforto do cliente. Existe uma grande quantidade de espaço de armazenamento para as suas varas e todos os seus equipamentos são arrumadas em uma escotilha na frente, onde permanece seco e mantem o barco organizado. 


Nos Skiffs são utilizados um "suporte" de alumínio removível que permite ao pescador se manter "encostado"  sobre o arco que é uma maneira muito segura e confortável para se caputar e levantar os peixes nas condições mais difíceis. Minimizam muito o cansaço da pesca, especialmente para os pescadores mais velhos. Eles são facilmente removíveis para os pescadores que preferem pescar sem o suporte.


Coolers são fornecidos com bastante gelo, bebidas e um grande almoço para um dia sobre os flats. São equipados com motores de 60/70 HP, permitindo que se atravesse grandes distâncias com um mínimo de tempo, maximizando assim a pescaria. Todos os barcos são equipados com plataformas altas que permitem aos guias direcionar e aproximar o barco de maneira silenciosa, dando ao pescador a melhor visão e aumentando as oportunidades de captura. Rádio e colete salva-vidas estão a bordo de todos os barcos.




A HOSPEDAGEM

A FLY CAST selecionou duas opções de hospedagem, entre as várias oferecidas por Avalon, para acomodar os pescadores brasileiros e de outras partes do mundo que pretendam viajar conosco.

a primeira delas é o

AVALON FLEET I



É um íntimista, confortável e de design elegante iate, onde cada espaço foi criado para fornecer aos clientes o máximo de conforto e segurança. O ambiente foi concebido e desenhado para oferecer aos pescadores uma experiência única na vida.


Sua capacidade total é de 16 passageiros, sendo o máximo de 8 pescadores e 8 membros da tripulação.


O desenho e a decoração interior dão ao iate um toque de pureza, intimidade, requinte e simplicidade ao mesmo tempo, com um perfeito equilíbrio entre as capacidades de exploração substanciais da região em estilo único e nobre.

Os Camarotes do barco foram construídos com extremo cuidado, enfatizando o conforto e a segurança, acima de tudo.

Você irá encontrar uma decoração requintada e refinada, com serviço acolhedor e atento a todos os detalhes, durante sua estadia.


São 8 cabines king size, banheiro privativo, ar condicionado e controles de calor, bem como o armazenamento de roupas em gaveteiros. Cada cabine tem vista panorâmica para você desfrutar da vista deslumbrante do mar e praias do Caribe.


Há uma combinação entre um salão espaçoso e confortável e a sala de jantar, além de um agradável bar no deck do barco. Este é o local onde faremos os encontros após a pescaria, para o happy hour e refeições.


O cenário é descontraído e cheio de diversão e entretenimento. Nesta área, você pode encontrar uma JACUZZI, DVD's e música para complementar a sua estadia.


Nos camarotes e áreas comuns existem tomadas elétricas disponíveis para você ligar seus itens pessoais (220 volts e 110 volts).


REFEIÇÕES

A culinária cubana é resultado da interação de influencias espanholas, africanas e asiáticas.


Além da típica comida cubana, o pescador poderá desfrutar de frutos do mar acombanhados de bons vinhos ou drinks especiais como o famoso e refrescante mojito a base do melhor rum caribenho.

O barco conta com uma equipe especializada em gastronomia e as refeições são sempre bem elaboradas.


Depois de saborear cada aventura gastronômica, é hora de relaxar e desfrutar de uma ampla variedade de charutos que podem ser encontrados em Havana e trazidos a bordo para acompanhar as bebidas de sua preferência, preparados pelos bartenders


O pacote inclui :
  • Duas noites de acomodação em Havana (uma na chegada e outra na saída) em Hotel 4 estrelas (com café da manhã). 
  • Transfers na Ilha;
  • 5 dias de pesca (full);
  • 2 meio-dias de pesca (1ª tarde e última manhã), totalizando 6 dias completos de pesca.
  • 2 pescadores por Skiffs, Guia de Pesca.
  • Bebidas - 10 cervejas e 30 soft drinks por pescador.
  • Alimentação (3 refeições).
Informações detalhadas sobre o pacote (inclusos e não inclusos), e outros detalhes poderão ser observados no nosso site, em TURISMO. Consultas sobre preços e dúvidas somente serão respondidas por e-mail.

A segunda opção de hospedagem que estamos oferecendo é o

LA TORTUGA.

Com 110 metros em dois andares, onde cada espaço foi criado para fornecer aos clientes o máximo de conforto e segurança.


Possui sete cabines de hóspedes, que podem acomodar dois pescadores cada uma.

La Tortuga é um barco de aço maciço, que está permanentemente ancorado em um canal pequeno e protegido de uma grande ilha, de modo que nunca se move, independentemente das condições meteorológicas desfavoráveis ou de vento.


É extremamente estável e nívelado, evitando assim que jamais haja qualquer possibilidade de os clientes ficarem enjoados ou mareados.

Foi totalmente reformado em 2008, com um custo total de 1,5 milhões de dólares.

As cabines no nível superior têm o seu próprio banheiro com pia e ducha com água quente.


Cada cabine tem sistema de ar condicionado individual facilmente ajustável.


No nível inferior você encontra uma grande sala de jantar climatizada junto com duas áreas de varanda (decks), sendo uma na parte da frente do barco e outra na parte de trás, com cadeiras e mesas que são lugares perfeitos para a guardar a tralha, atar umas moscas ou simplesmente relaxar após um dia de pesca.



A proa é o lugar favorito de todos para apreciar petiscos como pizzas e sua bebida favorita antes do jantar.


Um ótimo local para descontrair e relaxar, aproveitar aquele mojito perfeito, ou fumar um grande charuto cubano, enquanto trocamos idéias sobre a pescaria do dia.


A electricidade a bordo é fornecida por geradores localizados em uma pequena ilha próxima e está disponível vinte e quatro horas por dia. Muitas tomadas fornecem 110 e 220V de energia.

La tortuga dispõe de uma conexão sem fio via satélite tornando a comunicação com o mundo exterior fácil e gratuita para os clientes.

Você pode usar seu laptop em nossa sala de jantar, em qualquer tempo, ou nas cabines usando a rede de Avalon Hot Spot, desde queseu aparelho seja capacitado para isso.


Além disso, La tortuga oferece uma mini loja para que lembranças e outros mimos possam ser adquiridos a bordo.

REFEIÇÕES


O jantar a bordo combina o sabor da melhor cozinha continental italiana, com mariscos frescos todos os dias e tradicionais pratos cubanos como arroz e feijão, sopa de feijão preto e banana frita.


Bebidas disponíveis a bordo incluem garrafas de água minerais e água tônica, vários refrigerantes, cerveja, rum e excelentes vinhos. Se o pescador preferir outras bebidas alcoólicas do que o rum, poderá solicitar ao  barman e terá qualquer drink que queira.


Obs: Algumas bebidas estão disponíveis mas não fazem parte do pacote, devendo serem pagas em separado.

Programação:

As SEXTAS FEIRAS:
  • Vôo para Havana com conexão.
  • Chegada em Havana, Recepção pelos representantes da Avalon Fishing Center;
  • Transfer p/ Hotel 4 estrelas *;
  • Hospedagem no Hotel; tarde/noite livre.
SÁBADO:

  • Encontro no Lobby do Hotel após café da manhã;
  • Transfer para SUR DE ANA MARIA;
  • Chegada no Barco, acomodação almoço e pescaria no começo da tarde;
DOMINGO a QUINTA:

  • PESCARIA.
SEXTA FEIRA:

  • Pescaria na parte da manhã;
  • Almoço no Barco e em seguida;
  • Transfer para Hotel em Havana (4 estrelas);
  •  Hospedagem no Hotel em Havana, noite livre.
SÁBADO:
  • Café da Manhã;
  • Transfer para Aeroporto de Havana*


Informações detalhadas sobre o pacote (inclusos e não inclusos), e outros detalhes poderão ser observados no nosso site, em TURISMO. Consultas sobre preços e dúvidas somente serão respondidas por e-mail.

A FLY CAST está programando uma primeira expedição para os JARDINES DE LA REINA, com hospedagem em LA TORTUGA ainda este ano.

Aqueles que tiverem real interesse em participar dessa viagem, favor entrar em contato através do e-mail flycast@flycast.com.br. Ainda não definimos uma data, em breve estaremos publicando todos detalhes dessa viagem em nosso site e aqui no blog.

Agradecimentos: AVALON FISHING CENTER, CONSULADO CUBANO em São Paulo.




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Fotos: AVALON FISHING CENTER; FLY CAST; PAISES-AMERICA.COM; SAVEonSUN; FISHINGGAZETTE; jfklibrary.com; imagens de domínio público na internet 

Veja os videos




3 comentários:

  1. Editado em 12/03/2010 para incorporação de videos

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito louco essa matéria! Fiquei pirado ao encontrar mais informações sobre Ernest Hemingway! E também sobre a beleza de Cuba, coisa mais linda de se ver só pelas fotos, imagine como deve ser lá!

    Show de bola Marcão! Um dia desses eu quero fazer uma viagem dessas!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Fala aí Lincoln!

    Para você que gosta de foto e pesca com mosca é um prato cheio! Se anima aí e vamos para lá!

    Abração, obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir