quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lee Wulff - Um clássico video





Wings for an Angler (Asas para um pescador) com Lee Wulff foi gravado em 16mm,  em 1947.

Para aqueles pescadores que entendem que a pesca com mosca vai além da simples captura de peixes, o nome Lee Wulff não é estranho.

Lee Wulff

Lee Wulff foi um dos pescadores mais conhecidos e respeitados, um homem a frente de seu tempo. Influenciou e ainda influencia milhares de pescadores ao redor do mundo, graças aos conceitos e idéias que ele deixou.

Desenvolveu diversos produtos para a pesca com mosca, foi professor, autor de livros, diretor  e artista de cinema (formado em Paris), além de piloto de avião, entre outras coisas.

Faleceu em abril de 1991, quando o avião em  que ele estava voando caiu em uma encosta arborizada perto de Hancock, NY, com 86 anos de idade.

Lee Wulff, sem dúvida, é mais bem conhecido por sua série de moscas Wulff. Tudo começou com  clássica hairwing Royal Wulff, adaptada da Royal Coachman. Wulff também inventou a White Wulff e a Grey Wulff. Atualmente, existem diversas moscas criadas com base no conceito e padrões da série Wulff.

Royal Wulff


Tão grande como a série de moscas Wulff,  é o conceito de pesque e solte. Em 1936, Lee Wulff foi citado como autor da célebre frase que os "peixes são valiosos demais para serem capturados apenas uma vez."

E, assim, nasceu o conceito do "catch and release".

Wulff foi pioneiro, também, nos grupos de conservação.

A idéia de que somos todos responsáveis ​​pelo futuro da pesca foi um conceito que levou algum tempo para pegar em todo o mundo. Apesar disso, Lee Wulff não abria mão de comer o seu peixinho!, mostrando que o bom senso devia prevalecer.

Lee Wulff teve a oportunidade de pescar em diversos locais do mundo e diversos tipos de peixes. Mas sua espécie preferida era o salmão do atlântico, que pescava regularmente com uma "infame" vara de bambú de 6 pés! 

Criou a Royal Wulff é uma das mais conceitudas empresas no ramo da pesca com mosca em todo o mundo. As linhas TT (triangle taper) desenvolvidas por ele se tornaram muito populares. A empresa é  comandada na atualidade,  por Joan Salvato Wulff, sua esposa e renomada pescadora.


Joan S. Wulff

 O video mostra cenas de rara beleza de Newfoundland, com diversas capturas de espécies diferentes encontradas naquela região. 

E nós, ainda este ano ou no ano que vem, pretendemos percorrer essa mesma área.

Já estamos nos preparando para isso.  

Este video é um verdadeiro clássico para a história da pesca com mosca.  Quem não viu, não pode deixar de ver!

2 comentários:

  1. Com certeza, um ícone na pesca com mosca. Tenho um vídeo onde Lee aparece atando uma mosca sem uso de morsa, já com idade avançada, impressiona pela saúde e disposição que tinha... Muito bom vídeo.
    Régis

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Régis!

    Sem dúvida! Um dos grandes atributos de Lee Wulff era a habilidade manual.

    O cara era capaz de atar uma mosca em anzol 28 sem o uso de uma morsa - hand tying.

    Abração!

    ResponderExcluir