quinta-feira, 1 de março de 2012

Começou o ano !

Queridos amigos!
O ano começou!
Feliz 2012 para todos!!

Oficialmente o carnaval já acabou (exceto na Bahia), o horário de verão também, A Receita Federal já disponibilizou o programa de I. Renda, a Seleção Brasileira de Futebol continua jogando mal, O Ministério da Pesca cada vez pior e as chuvas já estão diminuindo. 
Neste ano a Fly Cast está comemorando 10 anos de vida.

Nosso primeiro curso, aconteceu em fevereiro de 2002 com apenas dois pescadores.   


De lá para cá, já passaram pela escola pouco mais de 1.000 pescadores. Números reais e sem maquiagem, facilmente comprovados com nossas fichas cadastrais. Deste número, menos de 100 mulheres participaram dos cursos, o que reforça nossa teoria de que é necessário melhorar a qualidade de nossa pesca para que possamos atingir esse público.

Oferecer não só um curso específico e com uma linguagem mais adequada às mulheres, mas, também , enfatizar a necessidade de termos serviços mais adequados ao público feminino.

Muitas mulheres deixam de acompanhar seus parceiros nas pescarias por falta de higiene, segurança ou porque simplesmente os locais não estão preparados para recebe-las!    

1º Curso de Fly feminino realizado no Brasil

Muita coisa mudou nesses dez anos. Especialmente na pesca. E para pior.

O Jornal Nacional, nesta semana, publicou uma matéria sobre a precariedade de nossas hospedagens, isso porque estamos a um ano e meio da copa do mundo e nossa rede hoteleira é das mais caras e ruins se comparadas a outros países. 

Se centros como São Paulo e Rio, só pra citar duas de nossas cidades que estão entre as maiores do mundo, oferecem um serviço ruim, imaginem as pousadas do Pantanal, os Barco Hotéis da Amazônia, ou qualquer outro lugar do Brasil. Infelizmente nossos serviços de pesca são péssimos. Salvam-se pouquissimas pousadas ou barco hotéis que tem um serviço aceitável. 

Infelizmente é essa a nossa realidade. Ninguém fala sobre isso.

E para piorar, a nossa pesca esportiva está cada vez mais dificil. É necessário procurar lugares cada vez mais distantes e caros para se pescar bem. 

Quem frequenta os rios da Amazônia há mais de 10 anos sabe do que estou falando.

Qualquer tucunaré acima de 5 kilos é considerado troféu nos rios da Amazônia.  Há 15 anos nem se fotografava peixes desse porte...

Acha que estou exagerando?

Pergunte para qualquer pescador das antigas...       

Nas décadas de 60/70, jaús de 20, 30 kilos em águas do pantanal eram frequentes.... mas hoje????

Ou mudamos nossos conceitos sobre a pesca esportiva ou mudamos de esporte.. já tá passando da hora...


Rio Escuro - Ubatuba


Costumo pescar robalos no litoral de São Paulo, especialmente  no litoral norte e está cada vez mais dificil encontrar esse peixe. A tralha está cada vez menor, seja nas moscas ou na numeração da vara, já que os peixes são pequenos. É desanimador.




E Belo Monte? Ninguém toca mais no assunto? Essa usina vai fuder um dos melhores pontos de pesca do Brasil. O estrago ambiental será enorme. Economicamente é uma estupidez essa usina.

Diga não a essa merda!

Mas vamos deixar as noticias ruins de lado e vamos falar de coisa boa...

Já publicamos nosso calendário de atividades até o final de abril. Para ver as datas, clic aqui

Esse ano teremos muitos feriados próximos aos finais de semana o que vai diminuir a possibilidade de realizarmos alguns cursos. Em compensação, mais tempo para pescar! 

- Outro assunto:

Nosso site passará por alterações em breve, será totalmente reformulado. É possível que fique algum tempo fora do ar, ou sem ser atualizado. Amanhã, 2/3, terei uma reunião com o novo administrador do site para analizar as diretrizes que serão tomadas.  De qualquer forma, manterei as informações aqui ou pelas redes sociais.

- Pescaria com amigos

 No dia 5 de fevereiro estive em Campos do Jordão com o pessoal da Sugoi Mogi, para uma pescaria no PESCA NA MONTANHA.

Há muito tempo que eu não visitava aquele lugar e como já estava batendo a saudade de pescar uma truta, nada como fazer um bate-volta.

Apesar do calor, da água meio suja pelas chuvas de verão, foi bem divertido. Apesar de ser um pesque-pague, o lugar é ótimo para um passeio com a familia (ou com os amigos), pois oferece um serviço de boa qualidade.

Já a pesca deixa a desejar, apesar do lago ser bonito. No calor, os peixes ficam concetrados próximos a uma saída de água e capturar uma truta na maior parte do lago é bem dificil. Com a chegada do frio e com a água do lago ficando com uma temperatura mais baixa e mais homogênea pode melhorar a pesca lá.

O excesso de algas no fundo do lago também indica que há pouca oxigenação... Mas para quem nunca foi e nunca capturou uma truta, vale a pena... pelo menos para conhecer...    


Grupo da Sugoi Mogi - foto Paulinho do Fly

truta arco iris



Paulinho do Fly - foto do próprio. 

E para finalizar, ainda este mês, faremos o lançamento oficial do nosso 1º DVD - PATAGONIA - INICIO DA TEMPORADA. 





E já estamos programando algumas viagens: -

PATAGÔNIA





  

CUBA





NEWFOUNDLAND E LABRADOR 




AGUARDEM NOVIDADES!

  

2 comentários:

  1. Caro Marcos, acho que eu fui um dos primeiros.... fiz o curso em Maio de 2002, se não me engano.
    Parabéns pelos 10 anos de existência e pelos bons mosqueiros formados pela sua escola....
    Grande Abraço
    Régis (Reginaldo Bueno)

    ResponderExcluir
  2. Querido Régis! Fez sim... 2002 (Essa foto tá lá no facebook, feita em papel e escaneada).

    Eu é que tenho que agradecer a você pelo companheirismo e principalmente pela amizade. A Fly Cast só existe por um propósito: Fazer amigos.

    A pesca com mosca é só o pretexto para isso. Muitas vezez, ficamos um grande tempo sem nos encontrar mas a amizade (verdadeira) se mantém.. Isso é o que importa!

    Obrigado (novamente) pela sua amizade. Abração!!!

    ResponderExcluir